terça-feira, 10 de maio de 2016

EDUCADORAS, EDUCADORES E ESTUDANTES DAS ESCOLAS ITINERANTES DO MST-PR DEBATEM A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E AGROECOLOGIA



Por Valter de Jesus Leite

Entre os dias 04 e 07 de maio, em Guarapuava, aconteceram o I Encontro de Pesquisa e Iniciação Tecnológica em Agroecologia  de estudantes das Escolas de Acampamento do Paraná e o I Encontro de Formação de Educadores e Educadoras em Agroecologia  das Escolas de Acampamento do Paraná, que contaram com a participação de 122 participantes, entre eles 80 educadores e 42 estudantes, e é parte integrante do Projeto “Formação em Agroecologia dos jovens do Ensino Médio das Escolas Itinerantes do Paraná: do saber popular ao conhecimento científico para o cuidado com a terra e com a vida” (MCTI/MDA-INCRA/CNPq) que é uma parceria entre Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná e o Setor de Educação do MST-PR.


Entre os objetivos da formação encontra-se o aprofundamento dos estudos sobre produção agroecológica; compreender a relação da produção agroecológica com os conteúdos das disciplinas, no contexto da proposta dos Complexos de Estudo; planejar práticas pedagógicas vinculadas à produção agroecológica; potencializar os processos de auto-organização dos estudantes; avaliar as intervenções experimentais em Agroecologia, realizadas nos acampamentos, indicando alternativas para qualificá-las.
Durante a formação foram debatidos temas como: Agroecologia e agricultura familiar\camponesa, auto-organização dos estudantes e agroecologia, organização do trabalho pedagógico por ciclos de formação humana com complexos de estudo, oficinas de ciências humanas, linguagens, ciências da natureza e matemática enfatizando a importância da conexão dos conteúdos escolares com a agroecologia. Foram socializadas, pelos estudantes, as intervenções agroecológicas em desenvolvimento nas escolas e possibilidades de futuras projeções para qualificar as experiências. Houve exposição de trabalhos produzidos nas escolas, que revelaram a criatividade e capacidade de análise crítica da realidade por parte dos estudantes das mesmas.


No inicio de cada dia foram realizadas místicas que expressaram o posicionamento político diante da atual conjuntura brasileira, bem como, o sentimento de indignação frente aos massacres, impostos à classe trabalhadora no processo de luta pela terra.
Foram distribuídos kits de livros, adquiridos por meio do projeto para cada participante, com os seguintes títulos: Convenção dos Ventos: agroecologia em contos; Caderno de Educação em Agroecologia - De onde vem nossa comida?, Caminhos para transformação da escola 3; Boletim da Educação nº 13 – Alimentação Saudável. Além dos kits para os participantes, as escolas levaram kit de livros com os mesmos títulos para integrar o acervo da biblioteca escolar e fortalecer as ações da Jornada Cultural Nacional Alimentação Saudável: um direito de todos!

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